quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tender com molho de laranja

So it is Christmas! =)

22 de dezembro... o dia mais curto do ano. Amanhece em torno das 9am e o sol se poe pouco depois das 3pm. Perto disso, o que sao 15 graus negativos? O pior do inverno é, sem duvida, a escuridao...

Mas dezembro é um mes feliz! Eh Natal, neva... tudo branquinho e voce ate se sente no Esqueceram de mim fazendo compras de Natal com a neve caindo em voce. Isso sem falar em todas as "comemoracoes", corais e afins que acontecem aqui e ali na cidade e os presentes de Natal chegando pelo correio (dificil nao abri-los antes da hora) =)

Os amigos fazem festas, jantares... e sao tantas velas e luzes.... Toda janela tem velas ou um estrela de Natal, que é tipo uma lanterna japonesa, mas com em formato de estrela! AMO! A minha ficou na janela o ano inteiro, só que no verao nao da para acender por causa da claridade.

Enfim... entre as diversas celebracoes, amanha tem uma festa na casa da minha amiga brasileira Lulu!

E no cardapio que acaba de sair do forno... Tender com laranja... Preciso dizer que tender é minha comida preferida de Natal, e laranja uma paixao eterna, perfeita com doces e salgados! =)



Tender com molho de laranja

3 xicaras de suco de laranja
4 colheres de sopa de mostarda
1/2 xicara de acucar mascavo
1 colher de sopa de pimenta-do-reino em grao
1 tender (2kg) sem osso
1 colher de sopa de maisena
cravos-da-india a gosto
2 laranjas cortadas e em rodelas e ao meio para decorar

Misture 2 xicaras de suco de laranja, a mostarda, o acucar mascavo e a pimenta do reino e leve ao fogo por 5 minutos.
Fure a superficie do tender e num recipiente fundo, regue-o com metade da mistura de laranja. Deixe descansar de 2 a 4 horas. Vire o tender algumas vezes.
Envolva o recipiente com aluminio e leve ao forno de 180 graos por 40 minutos*.
Retire o papel aluminio e com uma faca, faca retangulos na superficie do tender. Espete um cravo em cada um. Leve ao forno alto (200 graus) por mais 20 minutos.
Leve ao forno a metade da mistura de laranja nao usada, 1 xicara de suco de laranja e a maisena, cozinhe por 5 minutos, adicione o liquido da assadeira (a gosto) e cozinhe ate ferver e engrossar.

Decore com as larajas e sirva com o molho quente!


*usei um termometro e o que a embalagem me recomendou... o tender daqui é diferente do brasileiro... mas vamos lá... esperei chegar nos 58 graus internos e ai segui a receita. Se vc tambem tiver um termometro e o seu tender tiver mais que 2 kilos, recomendaria 45-50 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário